sábado, 22 de outubro de 2016

Especialista conta como pagar menos imposto em imóveis para renda

"Apesar de não estar muito aquecido no momento, o mercado imobiliário oferece uma série de oportunidades para os investidores. Considerado um investimento sólido e conservador, é frequentemente utilizado para incrementar a renda mensal dos investidores, contribuindo para a diversificação do portfólio. Comprar um imóvel para renda pode ser feito tanto como pessoa física (PF) como pessoa jurídica (PJ). Mas o que deve ser considerado no momento de escolha e mais, quais as vantagens e desvantagens de cada uma das opções?

Domenico Rinaldi, CFP e especialista no mercado imobiliário, explica que as principais diferenças ao adquirir um imóvel para renda como pessoa física ou jurídica encontram-se na venda do imóvel, no recebimento de aluguel e também, no planejamento sucessório.

Lembrando que todo imóvel precisa ser declarado no imposto de renda, Rinaldi explica que quando o proprietário decide colocá-lo à venda como PF, precisa pagar uma alíquota de 15% em cima do ganho de capital. Se o processo de venda for realizado como PJ, por outro lado, o valor pode cair para 6,73%.

O planejador financeiro conta que pagar menos imposto também é possível na declaração da renda de aluguel como PJ, pagando uma alíquota de 12%, contra 27,5% como PF.

Outro benefício ao adquirir um imóvel como PJ está no planejamento sucessório, um dos mais vantajosos segundo Rinaldi. Ele explica que a transmissão de imóveis a herdeiros é um processo muito burocrático, custoso e demorado quando requisitado como pessoa física, enquanto como pessoa jurídia esse processo se torna mais simples e fácil, pois não serão os imóveis no inventário, mas as quotas da empresa.

Apesar de ser mais vantajoso, tributariamente, comprar um imóvel como PJ, Rinaldi não recomenda essa opção para todos os investidores, já que é preciso contratar um contador para acompanhar mensalmente a empresa - o que gera um custo extra mensal a ser pago. “Quem tem apenas um imóvel não vale a pena ser PJ, pois os custos mensais com o contador não compensam a pouca renda. A alternativa é vantajosa somente para o investidor que tem uma carteira de ativos imobiliários, pois a quantidade de bens que gera renda é maior”, frisa."

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: